Com objetivo de edificação e aumento da nossa fé, estaremos realizando na cidade de Florânia a 1ª CONFÉ (Conferência de Fé), nos dias 28 de julho a 03 de agosto, de segunda a domingo. Nesse encontro teremos todos os dias caravanas e pregadores diferentes, alguns deles Deus deu o dom de sinais e maravilhas, isto significa que muitos milagres hão de acontecer conforme Jesus falou: os cegos vêem, os coxos andam, os mudos falam etc., mas o principal objetivo é de corresponder com o crescimento espiritual do povo de Deus aqui. Assim sendo quero lhe convidar para não perder um só dia desse evento, pois não sabemos qual dia que Deus há de marcar a sua vida com um milagre. Participe, pois no fim dessa conferência a sua vida nunca mais será a mesma, um grande abraço, Deus te abençoe.
Obs. Todos os dias às 19h. no templo Central da Ass. de Deus em Florânia. Participem!!!
Agradece Pr. Josué Aquino.


Não é preciso ser burro para ser religioso (*)3 07 2008
O monge beneditino Gaunilo viveu no começo dos anos mil, na Abadia de Marmoutiers, na França. O lugar ainda é um típico recanto medieval, criado no século V, perto da cidade de Strassburgo. Isso é tudo que sabemos de Gaunilo. No entanto, ele é um personagem chave na história da filosofia e, de certo modo, uma figura pitoresca.
Ele é um personagem chave da história da filosofia por que elaborou uma resposta à “prova da existência de Deus” de Santo Anselmo, seu contemporâneo. A disputa sobre o problema é, ainda hoje, um tema de ocupação dos filósofos e lógicos. Sua característica pitoresca – ao menos para alguns – é fruto do título do texto que enviou a Anselmo: “Em nome do tolo” ou “Em nome do insensato”. Ainda que possamos compreender que o “tolo” ou o “insensato”, no caso, seja o nome que Anselmo denominou aquele que, por falta de sensatez – segundo ele – não crê em Deus, o termo mantém sua graça. Pois, afinal, se nada conhecemos de Gaunilo, conhecemos sua réplica – “Em nome do tolo”! Gaunilo ficou para a história exclusivamente pela defesa do “tolo”.
Mas, de fato, nada há de tolice na réplica de Gaunilo. Também não há insensatez, isto é, carência de lógica. Tanto isso é verdade que Anselmo publicou sua “prova” seguida da objeção de Gaunilo. Aliás, essa objeção serviu para que Anselmo viesse a explicar melhor sua “prova” e, então, deu origem a uma polêmica que ainda perdura em nossos dias.
Podemos colocar a conversa de Anselmo e Gaunilo em termos dinâmicos, quase como se tivesse ocorrido não por cartas e textos, mas ao vivo. É o que segue.
[1]
Anselmo inicia sua argumentação a partir da noção cristã de Deus. Ele utiliza a seguinte expressão: “aquilo em relação a que nada de mais perfeito pode ser pensado”. Este “mais perfeito” pode ser pensado – é o que ele acredita – até pelo “tolo” ou “insensato”, caso este diga que compreende a expressão “aquilo em relação a que nada de mais perfeito pode ser pensado”. Bem, uma vez compreendido isso, então “aquilo em relação a que nada de mais perfeito pode ser pensado” tem de existir, pois caso não existisse, teria uma carência e, então, não seria “aquilo em relação a que nada de mais perfeito pode ser pensado”.
A objeção de Gaunilo é simples: ele usa a definição de Anselmo, aplicando-a a uma ilha perdida. Trata-se de uma ilha em relação a que nenhuma outra ilha mais perfeita pode ser pensada. E ele diz que é evidente que, ao pensarmos essa ilha perfeita, disso não decorre necessariamente que ela tenha de existir. Não teríamos de admitir a existência da ilha só porque a pensamos em estado máximo de perfeição.
A resposta de Anselmo é rápida: uma ilha perfeita é um objeto empírico, e sua perfeição está restrita pela sua condição de ilha. Uma ilha perfeita, diríamos, pode ter predicados numerosos, mas o número deles é finito. Tudo que podemos atribuir a uma ilha, nós atribuímos. Mas, além disso, não podemos dar mais passos, para não descaracterizá-la como ilha. Todavia, Deus não é desse caráter. Não tem atributos limitados. Por isso ele cabe de modo único na fórmula “aquilo em relação a que nada de mais perfeito pode ser pensado”.
Poder-se-ia objetar, em favor de Gaunilo, que o exemplo da ilha foi infeliz, dado que empírico, e então o correto seria lançar mão de um elemento de imaginação, com o unicórnio. Todavia, nesse caso, a resposta de Anselmo ainda continuaria valendo. Ainda que somente imaginado, o unicórnio é um unicórnio e, para ser perfeito ao máximo, não poderia receber qualidades que não as circunscritas pelo que entendemos como unicórnio. Há um número finito de possibilidades de aperfeiçoar um unicórnio. Em contrapartida, este não é o caso “daquilo em relação a que nada de mais perfeito pode ser pensado”.
Mas a objeção de Gaunilo não é só esta. Ela se volta contra a idéia de que, se há quem não possui a noção de Deus, ou seja, o “tolo” ou o “insensato”, este pode muito bem se recusar, sem perder a razão, em aceitar que seja capaz de compreender o conteúdo da fórmula “aquilo em relação a que nada de mais perfeito pode ser pensado”. A fórmula, então, nada seria que um fio de palavras só aparentemente com algum significado válido.
De certo modo, o que Anselmo retruca pode ser colocado do seguinte modo: meu caro Gaunilo, não há
razão para se desejar usar de argumento para provar a existência de Deus de modo a converter o não crédulo.
A conversão, sendo possível, continua como obra da fé, e assim deve ser no cristianismo. A “prova” da existência de Deus é uma forma de satisfazer a curiosidade filosófica, de maneira que possamos entender o que a fé coloca. De modo algum a “prova” – esta ou qualquer outra – é uma forma de justificar racionalmente a fé, pois, caso fosse assim, a fé não seria fé, mas seria uma capacidade baseada na razão. Haveria uma inversão da relação entre fé e razão, o que descaracterizaria a atividade de Anselmo, que se mantém como padre da Igreja.
Pelo que sabemos, Gaunilo se calou. Ou melhor, por falta de informação, a história da filosofia se fez calando Gaunilo. O seu “tolo” ou “insensato”, no entanto, não foi esquecido. Santo Tomás de Aquino voltou ao ponto. Ele insistiu no fato de que mesmo que a palavra “Deus” fosse em geral reconhecida com “aquilo em relação a que nada de mais perfeito pode ser pensado”, isso não forçaria alguém a pensar que Deus existe no mundo real, e não só no pensamento. Os que sustentariam a não existência de Deus simplesmente não aceitariam que há “aquilo em relação a que nada de mais perfeito pode ser pensado”.
Ora, mas nesse caso Aquino volta ao ponto já explicado por Anselmo. O argumento de Anselmo não é uma forma de provar a existência de Deus para aquele que, não tendo fé, teria de conseguir vir a acreditar em Deus por meio de provas racionais. O argumento de Anselmo, do ponto de vista puramente filosófico, é algo que visa caracterizar Deus e mostrar que sua existência está vinculada logicamente à sua definição. Nada o impede de fazer isso. Um homem religioso, de fé, não precisa ficar só com a fé se é alguém predisposto à curiosidade. Pode enriquecer seu pensamento, ao lado da fé, para questões filosóficas. A fórmula de Anselmo para tal, logo no início de sua argumentação é de que seu método é o da “fé perseguindo o entendimento”. A fé caminha na frente, antes de tudo. Os resultados do cultivo da mente, a partir da filosofia, vão sendo facilitados por ela. Uma maneira inteligente de ser religioso? Sim, talvez seja isso mesmo o que Anselmo queria para ele próprio.
(*) Parafraseando Fernando Henrique Cardoso, que na Presidência da República disse a frase (correta): “não é preciso ser burro para ser de esquerda”.
[1] Davies, B. Anselm and the ontological argument. In: Davies, B. e Leftow, B. The Cambridge Companion to Anselm. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
© Paulo Ghiraldelli Jr “O Filósofo da Cidade de São Paulo”.
www.filosofia.pro.br e pgjr23@gmail.com


Postagens populares

Fotos no Facebook

Atividade no facebook

Categorias

Deus (36) Bíblia (26) Filosofia (26) Jesus (25) Cultura (16) Teologia (16) sociologia (15) Religião (11) vida (11) Cristo (10) Educação (10) política (10) ética (10) Senhor (9) evangelho (9) (8) valores (8) Igreja (6) amor (6) florânia (6) justiça (6) oração (6) salvação (6) louvor (5) paz (5) cristão (4) esperança (4) evangelização (4) graça (4) palavra (4) Espírito (3) alegrias (3) alteridade (3) cidadania (3) culto (3) espiritualidade (3) glória (3) literatura (3) música (3) responsabilidade (3) Aristóteles (2) Lévinas (2) Moisés (2) Paulo (2) Platão (2) Pr. Silas (2) Tv (2) bom (2) comunhão (2) coração (2) criador (2) céu (2) encontro (2) felicidade (2) história (2) ideologia (2) jovens (2) mocidade (2) mundo (2) natureza (2) poder (2) político (2) rosto (2) sociedade (2) solidariedade (2) templo (2) trabalho (2) verdade (2) voz (2) Aurélio (1) Boaz (1) Chile (1) Dalila (1) Davi (1) Drummond (1) Escritura (1) Faraó (1) Habacuc (1) Haiti (1) Heidegger (1) Jaboque (1) Jacó (1) Jerusalém (1) Jonas (1) José (1) Juízes (1) Kant (1) Lutero (1) Mircea (1) Misericórdia (1) Médico (1) Nietzsche (1) Perdão (1) Record (1) Reino (1) Rute (1) Sansão (1) Trindade (1) administração (1) adorador (1) alma (1) altíssimo (1) amizades (1) anjo (1) centenário (1) cidadão (1) conversão (1) corrupção (1) crente (1) criança (1) cruz (1) cruzada (1) denominação (1) desabrigados (1) dissimulação (1) drogas (1) dízimo (1) escudo (1) exaltar (1) família (1) favor (1) fogo (1) fome (1) futebol (1) gestão (1) gratuita (1) homem (1) impunidade (1) individual (1) inteligência (1) jornalismo (1) lugar (1) luta (1) luz (1) mina (1) mineiros (1) mistério (1) mito (1) ordem (1) outro (1) participação (1) pecado (1) pedofilia (1) pedra liza (1) perseverança (1) presença (1) promessa (1) próximo (1) pão (1) quebrantado (1) razão (1) reflexão (1) rios (1) salmo (1) salvador (1) saúde (1) ser (1) serenidade (1) sexo (1) sim (1) subjetividade (1) sucos (1) uvas (1) vaidade (1) violência (1) vitória (1) água (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ao mencionar qualquer material deste blog, favor citar o autor Jackislandy Meira de Medeiros Silva. Tecnologia do Blogger.